Obs.: vale lembrar que o integrante mencionado nem mesmo se lembra de ter sido entrevistado. Alega que devia estar semi-acordado.
23/03/2009 20h42
Demofest elege as melhores bandas novas independentes
Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso oferece espaço para manifestação da música independente dia 29, a partir das 13h30
Dia 29, a partir das 13h30, acontece a última etapa do Festival de Música Independente Demofest, evento da Associação Cultural Dynamite que reuniu, em 2008, mais de 70 bandas. As 12 finalistas se revezam no teatro de arena do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. O encontro conta, ainda, com a participação especial do grupo Ratos de Porão.
Anderson Antonangelo, baterista e líder do Gangs of Bangs, uma das bandas selecionadas, comenta sobre a importância dos festivais para os conjuntos em início de carreira. “Se a música independente tem algum futuro em São Paulo é a partir deste tipo de evento. Nós já tocamos em diversos lugares, porém, não conseguimos manter um ritmo de shows. No cenário atual, é difícil permanecer em evidência”.
Convidado para encerrar o projeto, o Ratos de Porão surgiu em São Paulo, no início dos anos 80, época em que o movimento punk eclodiu no país. Com 17 discos autorais e participações em diversas coletâneas, o grupo é uma das principais referências brasileiras do punk e do hardcore metal. Para Juninho, baixista da banda desde 2003, o festival, que chega à zona norte da cidade, tem um ingrediente a mais. “Para nós, este show é especial. Achamos muito importante tocar em lugares diferentes, principalmente em eventos como este, que levam música para a periferia”.
O músico também opina sobre a evolução da cena underground no Brasil. “No passado, você tentava fazer contatos com gravadoras e empresários para fazer um disco. Além disso, os instrumentos e o aluguel dos estúdios eram caros e tinham poucos lugares para se tocar. Hoje, tudo está mais fácil, pois existem mais espaços para nos apresentarmos e os instrumentos são mais baratos”. Ele ressalta, ainda, que apesar das mudanças, o espírito e a vontade de fazer as coisas acontecerem ainda são fundamentais para o sucesso dos grupos. “Temos muitos anos de carreira, no entanto, não nos consideramos uma banda lendária, somos uma banda atuante”, conclui.
Serviço: Retirar ingresso no dia. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Teatro de Arena. Centro. Zona Norte. Dia 29, a partir das 13h30. Grátis